sábado, 26 de junho de 2010

Quando que o Brasil vai começar a ser Brasil?


Luis Fabiano chuta para o gol, na melhor partida do Brasil até agora.


A segunda fase da Copa está chegando e o Brasil mais vez, como já era de se esperar, está entre as 16 seleções classificadas. Porém ainda não convenceu a exigente torcida brasileira, que não admite outro resultado além da vitória. Contestada desde o dia da convocação, a seleção vai se virando como pode pelos campos sul-africanos, resta saber até onde vai essa história.

O time comandado por Dunga provou que definitivamente não sabe jogar contra times fechados, na retranca. Vimos isso na partida diante da Coréia do Norte, quando os orientais jogaram com dez na defesa, somente com aquele atacante japonês naturalizado lá na frente, dessa forma a seleção não consegue impor o seu jogo, pois joga justamente no contra-ataque. Resultado foi aquele decepcionante placar de 2 a 1 na estreia.

No segundo jogo, quando a Costa do Marfim resolveu encarar o Brasil de frente, o jogo foi diferente. Com uma bela atuação no geral e a melhora de Kaká, irreconhecível no primeiro jogo e ainda reencontrando sua melhor forma física após a lesão que o deixou de fora de muitos jogos do seu time nessa temporada. O placar de 3 a 1 refletiu bem isso, outro destaque foram os dois gols de Luis Fabiano, que finalmente desencantou na competição.

Ontem contra os portugueses, a seleção jogou desfalcada de Kaká e Elano. O primeiro está contundido, após levar uma entrada criminosa no jogo contra os marfinenses, já o segundo foi expulso no mesmo jogo de forma bastante injustificável. De última hora Robinho também ficou de fora, por causa de uma lesão que fez os médicos da seleção pouparem o craque. Assim entraram respectivamente Julio Baptista, Daniel Alves e Nilmar, sendo que só último jogou bem. Isso de certa forma justifica o baixo rendimento do time na partida de ontem, onde o 0 a 0 ficou barato para o Brasil. Ainda mais no segundo tempo, quando Portugal tomou conta do jogo e só não fez gols por incompetência própria e também por causa da bela atuação do goleiro Julio César.

Classificado em primeiro no grupo G, a seleção brasileira agora pega o Chile (segundo do grupo H). Treinada por "El Loco" Bielsa, a seleção chilena liderava seu grupo até o ultimo jogo contra a Espanha, quando perderam por 2 a 1. "La Roja" conta com o talento de seu técnico fora de campo e dentro dele com a habilidade de Valdívia, chamado de mago nos seus tempos de Palmeiras. Eles costumam jogar ofensivamente e devem vir para cima do Brasil, o que deve garantir um bom jogo, com o Brasil usando sua principal arma que é o contra-ataque.

Eu acho que dessas oitavas de final da até para passar, mas se não melhorar o futebol que vem apresentando, é capaz da seleção ficar mais uma vez pelo caminho nas quartas de final, assim como em 2006. Se daquela vez os nossos algozes foram os franceses, eliminados na primeira fase este ano, dessa vez podemos perder para a Holanda dos habilidosos Sneider e Robben, antes disso, eles encaram a Eslováquia, mas provavelmente devem passar.

Como todo torcedor brasileiro, fico na torcida para que a seleção se encontre e jogue um pouco mais de bola, porque no geral, não está devendo muito as outras seleções. Com a defesa mantendo o nível e com Kaká, Robinho e Luis Fabiano jogando bem e sendo decisivos, podemos sim trazer a taça mais uma vez.

Até a próxima pessoal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário