sexta-feira, 9 de abril de 2010

Quartas de final da UEFA Champions League (parte 2)

Bayern e Lyon farão a outra semi-final


Se na terça o grande jogo da rodada da Champions League foi o duelo entre Barcelona e Arsenal, que no final ficou mais em evidência por causa do show do argentino Messi, a quarta-feira foi marcada pelo duelo do outro inglês até então na competição, o Manchester United, que recebeu o Bayern de Munique em casa. O outro jogo da noite foi um legítimo clássico francês entre Bordeaux e Lyon.

Mas vamos começar pelo clássico da terra do vinho e do queijo Roquefort. O Bordeaux jogava como mandante e precisava vencer por no mínimo dois gols de diferença para levar a partida para a prorrogação, pois havia perdido a partida de ida por 3 a 1. Ao Lyon só bastava segurar o empate ou então se dar ao luxo de perder por um gol de diferença. Como era de se esperar o Bordeaux foi pra cima e no finalzinho do primeiro tempo conseguiu abrir o placar com Chamakh. No entanto eles não conseguiram mais do que isso, sendo assim o placar foi insuficiente, e o Lyon conseguiu pela primeira vez na história a classificação para as semi-finais da Champions League.

E a ex-equipe do brasileiro Juninho Pernambucano enfrentará talvez a grande surpresa da rodada, o Bayer de Munique. Mas você pode me perguntar porque surpresa se os alemães haviam vencido a partida de ida, em casa por 2 a 1 ?

A surpresa deve-se as circunstâncias da partida. Jogando em casa e com o apoio de sua apaixonada torcida, os Red Devils começaram com tudo e abriram o placar logo aos dois minutos de jogo com Gibson e aos seis já estava 2 a 0, gol de Nani. Com o Bayern totalmente acuado, tomando sufoco do Manchester, que fazia uma verdadeira "blitz" no meio-campo.

O Panorama era de uma goleada histórica, e isso pareceu mais eminente quando aos 41 minutos da primeira etapa, Nani de novo, fez 3 a 0. Pronto, era uma vez o Bayern... mais eis que logo depois, aos 43 minutos, Olic diminuiu para os alemães, dando novo gás a equipe do técnico holandês Louis Van Gaal. E isso realmente aconteceu, o Bayern voltou para a segunda etapa bem mais disposto e o United de maneira incrível, parecia não ter voltado pro jogo.

Jogando com mais vontade do que os donos da casa, os alemães ainda tiveram a ajuda do lateral brasileiro do Manchester, Rafael. O jovem de apenas 19 anos, foi expulso após um lance bobo com o francês Ribéry, pura inexperiência do garoto, como definiu mais tarde o treinador Alex Ferguson. Era tudo que o Bayern precisava, com mais domínio de bola, o segundo gol era questão de tempo. E ele só não chegou antes graças as defesas do holandês Van der Sar, que salvou o Manchester em algumas oportunidades.

Mas água mole em pedra dura, tanto bate até que fura... aos 29 minutos da etapa complementar, Ribéry bateu escanteio para Robben fora da área, o holandês pegou de primeira em um lindo chute, fazendo a bola entrar no cantinho direito de seu compatriota. Desde então coube ao Bayern administrar, enquanto o Manchester se lançava desesperadamente ao ataque, porém as investidas dos Red Devils foram inúteis, e o placar acabou sendo mesmo esse: 3 a 2 para o Manchester, 4 a 4 no total, por ter marcado mais gols fora de casa, o Bayern se classificou e vai pegar o Lyon no próximo dia 21 de Abril, em Munique.

Com isso, o Manchester perdeu a oportunidade de disputar a sua terceira final consecutiva da Champions League, onde era aguardada uma possível revanche com o Barcelona, que venceu os ingleses por 2 a 1 no Estádio Olímpico de Roma ano passado.

De fato ficou uma semi-final democrática, com um espanhol (Barcelona), um italiano (Internazionale), um francês (Lyon) e um alemão (Bayern de Munique). Pela primeira vez desde 2003, essa fase não terá pelo menos um time inglês, e olha que eles dominaram os últimos anos classificando três times entre os quatro.

Por enquanto é só!

Até a próxima pessoal!

Um comentário: