Desde semana passada as atenções do mundo do futebol estão voltadas para a África do sul, onde ocorre a Copa das Confederações. Todos querem saber se o país de Nelson Mandela tem realmente condições de organizar a Copa do Mundo do ano que vem. A população vem dando um espetáculo de animação, com muita dança e as ensurdecedoras vuvuzelas, modo muito peculiar dos africanos torcerem, tocando essa espécie de corneta durante os 90 minutos das partidas.
Pelo que se tem visto até agora, a África do Sul tem mostrado que tem capacidade para sediar o maior torneio de futebol do planeta, pelo menos na questão esportiva, os estádios estão (pelo menos da tv) muito bons. As seleções foram muito bem recebidas, os hotéis e demais instalações foram aprovadas.
Mas o que preocupa é a violência, algumas cidades são tão perigosas que há o chamado toque de recolher, depois das 6 horas da tarde não se vê quase ninguém na rua. Tem ainda os furtos que aconteceram as delegações do Brasil e do Egito, que não podem ficar impunes.
Tomara que todos esse problemas sejam resolvidos até a Copa. Porque o povo africano, principalmente os negros, depois de anos de sofrimento por causa do Apartheid, merecem mostrar ao mundo toda sua alegria de viver, mesmo com a pobreza e outros diversos problemas que enfrentam. Parecem até com um certo pais que eu conheço...
No próximo post um resumo do que aconteceu até agora na competição.
Até a próxima!
fui...
Nenhum comentário:
Postar um comentário