terça-feira, 11 de maio de 2010

Como perder uma vaga em cinco meses...

Grafite barra Adriano na Copa.


Hoje quando saiu a lista dos convocados pelo técnico Dunga para a Copa do Mundo, só confirmou aquilo que eu e todo mundo já sabia: Adriano não vai para a África do Sul, pelo menos não para jogar (rs). Grafite foi chamado para o seu lugar. E o treinador teve todos os motivos para não chamar o Imperador.

Algo até então inimaginável no fim do ano passado. Hexacampeão brasileiro com o Flamengo e artilheiro da competição, ao lado de Diego Tardelli do Atlético mineiro, com 19 gols, Adriano era nome mais do que certo para a Copa do Mundo.

Porém desde o começo do ano, parece que ele jogou tudo para o alto. Com 13 faltas (até o momento) no ano e vários problemas fora de campo, como por exemplo o episódio ocorrido na Chatuba. Tudo isso foi minando as chances de Adriano na seleção.

Dunga deu todas as chances para ele, convocou o Imperador até em seus momentos mais dificeis, quando ele ameaçou abandonar o futebol, desiludido. Porém a falta de profissionalismo dele para com o Flamengo e também o fraco aproveitamento dele nos últimos jogos da seleção fizeram a paciência do treinador se esgotar.

Ele quis tanto levar o Adriano que o substituto dele, o Grafite, só foi chamado uma vez e ainda por cima no último amistoso. Quando o Luis Fabiano estava machucado e Adriano foi o centro-avante titular. O imperador até que jogou bem, mas muito isolado na frente, não conseguiu marcar. Já Grafite o substituiu e, de letra, deu o toque para o gol de Robinho.

Tecnicamente Adriano é bem superior que o atacante do Wolfsburg (cá entre nós, superior também ao Luis Fabiano), porém no quesito comprometimento e vontade, como sempre prezou Dunga, Grafite foi bem superior, mesmo jogando bem menos tempo.

Agora só ficam duas perguntas no ar:

Como ficará a seleção sem o Adriano? Bem o mal, o Imperador já foi decisivo na Copa América de 2004 e na Copa das Confederações de 2005.

Será que o Flamengo vai pagar o patos, com mais sumiços mal-explicados? O time da Gávea tem um bom time, porém depende muitas vezes da habilidade de seu principal jogador.

Até a próxima!

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Copa dos Campeões Estaduais do Brasil



Esse poderia ser o nome da edição desse ano da Copa do Brasil a partir de agora. Depois da definição dos semi-finalistas, só ficaram campeões estaduais. Tem o duelo do campeão goiano, o Atlético Goianiense, contra o campeão baiano Vitória. E também o duelo do campeão gaúcho contra o campeão paulista, respectivamente Grêmio e Santos, esse último inclusive eliminou na fase anterior o Atlético mineiro, campeão da terra do pão de queijo.

Outros campeões regionais não tiveram tanta sorte assim no torneio, como é o caso do Botafogo. O campeão carioca caiu ainda na segunda fase da competição diante do Santa Cruz, que atualmente disputa a quarta divisão nacional e que é o vice-campeão pernambucano, conseguiu perder o título para o Sport depois de abrir 3 a 0 no primeiro jogo e deixar o rival fazer dois gols, que foram cruciais na segunda partida, quando o Leão venceu apenas por 1 a 0 e foi campeão, aliais pentacampeão, por causa do critério dos gols fora de casa.

O grande duelo dessas semi-finais, na minha opinião, é o embate entre Santos e Grêmio. O time da vila é a sensação do futebol brasileiro, uma nova geração dos meninos da vila (Neymar, Ganso e André) mesclada com a anterior (Robinho) e com bons jogadores como o experiente zagueiro Edu Dracena e o goleiro Felipe.

Por outro lado, o Grêmio montou um bom time nessa temporada. Borges, Douglas, Hugo e Rodrigo reforçaram a equipe gaúcha que já contava com o atacante Jonas que ano passado até chegou a ser em alguns momentos o artilheiro do campeonato brasileiro, mas não tinha uma constância, alternava boas partidas com outras péssimas. Porém nessa temporada ele tem sido decisivo.

É muito difícil apontar um favorito, o Grêmio é um tipo copeiro. Acostumado a jogar torneios de mata-mata, onde você tem que se garantir nos 180 minutos. Mas eu apostaria as minhas fichas no Santos. É um time muito bem armado pelo Dorival Junior, com uma defesa não tão sólida, pois vem sofrendo vários gols, mas que na hora certa consegue segurar o tranco. Mas é do meio-campo pra frente que o time flui muito bem com dois nomes já bastante conhecidos: Paulo Henrique Ganso e Neymar.

São dois craques que podem resolver a parada a qualquer momento, tem ainda o artilheiro André e Robinho, que voltou para ser o principal jogador da equipe santista na temporada, mas acabou ficando um pouco ofuscado por essa molecada, embora ele praticamente seja um deles, mesmo com uma diferença de idade de quase 10 anos.

Não tenham dúvidas que serão dois jogos de arrepiar. O vencedor desse duelo enfrentará o vencedor do duelo rubro-negro entre o Vitória e o Atlético Goianiense. Esse último na minha opinião tem tudo para se classificar, pois vem apresentando um bom futebol não é de hoje. O time treinado por Geninho, recém chegado na série A, provavelmente será um daqueles times que brigarão por uma vaga na Copa Sulamericana, do meio pra cima da tabela. Na Copa do Brasil eles já eliminaram o Palmeiras, que não vive um bom momento é verdade, mas é um time de tradição.

Então vamos aguardar para ver se eu sou um bom palpiteiro ou se eu vou quebrar a cara com os meus prognósticos, rs. em breve um balanço sobre a reta final da UEFA Champions League e da Liberadores.

Até mais pessoal!