domingo, 26 de junho de 2011

Paixão de torcedor

Pavone chora após perder pênalti que poderia ter salvado seu time.


Escrevo esse post agora, minutos depois do término do empate de 1 a 1 entre River Plate e Belgrano, que decretou a queda do "milionários", maior campeão da história do campeonato argentino, para a segunda divisão pela primeira vez em sua centenária história. A partida não terminou da forma tradicional, pois o juiz não deu o apito final, antes que isso pudesse acontecer,pois o clima fechou no Monumental de Nuñes. Grande parte chorava e entoava cânticos de amor ao clube e uma minoria tentava invadir o campo, sendo contida pela imediatamente pela polícia que jogava água na "hincha" revoltosa.

Embora não tenha feito uma má campanha na última edição do torneio o Ríver foi punido pelo pífio desempenho nas últimas edições dos torneios Apertura e Clausura. É porque lá na Argentina o rebaixamento é definido de forma diferente do Brasil e da Europa. Assim como acontece em alguns outros torneios nacionais aqui na América do Sul, o rebaixamento é definido por uma média de desempenho da equipe nas últimas edições do campeonato, sendo que os recém-promovidos só tem a média do ano que disputou. Por exemplo, um time que foi promovido agora da segunda divisão, no final do campeonato, na hora de calcular a média, só vai ter a desse ano para ser dividida o que torna muito mais difícil sua permanência na elite.

Esse sistema foi criado nos anos 80 e como se percebe, a ideia é justamente proteger os grandes clubes do rebaixamento, uma vez que para que isso aconteça ele tem que ter feito péssimas campanhas nos últimos três anos. Foi justamente o que aconteceu com o River, após duas temporadas ruins, ficando na lanterna em uma delas, de nada adiantou a campanha regular que teve na temporada atual.

O regulamento ainda previa outra colher de chá. Os dois piores entre os 20 times, na média, ao final de cada temporada (Apertura e Clausura juntos) caem. Porém os 17º e 18º na tabela de rebaixamento disputam um playoff contra terceiro e quarto colocados da segunda divisão. Como o River terminou na 18ª colocação ainda teve a chance de se safar em dois jogos contra o Belgrano, terceiro colocado da divisão de acesso. Mas o time da capital não soube aproveitar mais essa chance e após perder o primeiro jogo fora por 2 a 0, empatou em casa como foi dito no primeiro parágrafo.

Sofrimento da torcida


Torcida do River em um misto de tristeza e revolta.


A torcida do River Plate fez a parte dela, superlotou o Monumental de Nuñes e deu o seu show a parte empurrando o time durante todo o jogo. Alias essa é uma característica muito marcante das torcidas na Argentina, até mais do que no Brasil, eles são apaixonados pelos clubes, entoando cânticos de amor eterno por eles, até mesmo quando o momento não é dos mais favoráveis. A "hincha" branca e vermelha sofreu muito quando o relógio já passava dos 40 minutos do segundo tempo e o rebaixamento já era uma questão de poucos minutos. A cada rosto mostrado pelas câmeras de TV se via claramente a agonia, o choro e em alguns casos a revolta desses indivíduos que passam por diversos problemas na vida e que tem muitas vezes no futebol a válvula de escape para deixar de lado essas adversidades, é realmente triste.

No futebol brasileiro, grandes clubes já passaram pela mesma situação, deixando inconsoláveis seus torcedores. Casos mais recentes e marcantes são o do Corinthians que foi rebaixado em 2007 e o do Vasco em 2008, esse último nos remete ainda aquela cena marcante e quase trágica do torcedor que tentou o suicídio, quase pulando da cobertura do estádio de São Januário. Nos dois casos os clubes deram a volta por cima com apoio de suas torcidas apaixonadas. Ambos se reestruturaram, voltaram a primeira divisão e conquistaram títulos importantes, de âmbito nacional.


Torcedor do Vasco, felizmente contido pelos bombeiros.


Então fica a lição para o River Plate. Que essa estadia na segunda divisão seja breve e sirva para que o clube reveja alguns conceitos e se reinvente. Podendo assim voltar a elite, fazendo frente novamente ao seu maior rival Boca Juniors. Não tenho dúvidas que aqueles torcedores que estavam hoje no Monumental de Nuñes, junto com muitos outros de vários lugares da Argentina irão ter uma participação especial em todo esse processo.